quinta-feira, 4 de setembro de 2008

COMENTÁRIOS SOBRE A OBRA

Resenha de apresentação do Livro “No Canto Escuro do Coração”



Desde quando li pela primeira vez as poesias de Dora Oliveira, me lembrei da grande Cora Coralina. Tal qual, Dora procura resgatar em sua obra a memória de sua cidade natal, Ipatina/MG.
Em seu livro “No Canto Escuro do Coração”, Dora pontua aspectos da trajetória histórica de sua cidade, a vinda do desenvolvimento e sua repercussão na vida das pessoas.
O enredo, que se passa nos anos 70/80, aborda questões sociais tão vivas e tão presentes na conjuntura atual de nosso país.
Na trama das relações, a autora apresenta-nos o preconceito e o modo como este funciona como uma eficaz alavanca para facilmente acabar de enterrar aqueles que já se encontram no lodo das dores humanas.
Dora vai mais fundo ainda, com sensibilidade de poeta, apresenta-nos a grandeza do ser humano por trás da miséria e da exclusão social.
Ao avançar a leitura, os personagens vão se tornando tão íntimos, tão próximos de nós. A busca por um referencial na realidade é inevitável. Não há como fugir do processo de identificação.
A conscientização, o repensar dos valores, se faz urgente num país cuja necessidade de mudança é substancial.
Se a educação é um dos caminhos pelos quais poderemos nos tornar agentes modificadores de um contexto social tão injusto, então sugiro aos professores de literatura do ensino médio a indicação deste livro aos seus alunos para uma reflexão dirigida.
Quanto os demais leitores, podem olhar através do olhar da autora e buscar encontrar o que há de mais digno “No Canto Escuro do Coração”.
Certamente um livro envolvente, daqueles que se lamenta pelo término da leitura.

Ana Cruz – Editora da Liga Fanzine – www.ligazine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM. DEIXE SEU COMENTÁRIO E SEU E-MAIL PARA CONTACTO.